Coordenador : Maudeth Py Braga
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388561.2199.48541.16012023
Unidade/Órgão Adm.: EGH
Departamento/Setor: GSI
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pessoas com deficiência e/ou doenças crônicas, usuários de programas de reabilitação; Profissionais e alunos de diversas formações na área de saúde. Cuidadores e apoiadores.
Local de atuação: As atividades do projeto serão realizadas na Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), e em outras unidades da rede estadual de reabilitação e no Instituto de Psicologia.
Objetivo
Gerais: Promover o acesso a informações quanto aos direitos da pessoa com deficiência pressupondo uma atualização e problematização das noções de saúde, mobilidade, deficiência. Específicos: Mapear demandas da rede cuidado de pessoas com deficiência . Realizar minicursos sobre o modelo social da deficiência. Criar grupo de estudo interinstitucional; Participar do Fórum permanente de estudos da deficiência; Realizar entrevistas individuais e em grupo com pessoas com deficiência e/ou doenças crônicas atendidas pela rede de saúde; Fazer atualização bibliográfica; Atualizar o material didático ( apostila ) utilizada nos minicursos.
Resumo
Com início em 2006, o projeto afirmou uma parceria de trabalho com a Associação Fluminense de Reabilitação. Durante o percurso, identificou-se o acesso à cidade como condição ao acesso ao trabalho e outras esferas da vida., o que coloca a acessibilidade como uma pauta central. Com a Pandemia da Covid-19 as condições de exclusão foram agravadas, seja pela questão de acesso ao tratamento seja pela insuficiência de dados relativas à população com deficiência. Sendo assim, o projeto objetiva: mapear questões da rede de cuidado frente às demandas dos usuários, promover debates sobre as práticas em saúde a partir do modelo social da deficiência e discutir os reposicionamentos que estão colocados na relação: deficiência, trabalho e mobilidade humana. Destacamos as questões: Como o modelo social da deficiência interroga as práticas em saúde? Quais são os reposicionamentos que a relação trabalho e deficiência implica? Destacamos as s questões: Como o modelo social da deficiência interroga as práticas em saúde? Que outros modos de intervir Psi são possíveis ao se reconhecer o protagonismo do usuário de saúde? Quais são os reposicionamentos que a relação trabalho e deficiência implica?. Opta-se por uma estratégia qualitativa de investigação conjugando: observações, entrevistas e fóruns de discussão. Considera-se fundamental o mapeamento das questões relativas aos direitos sociais, a partir da perspectiva dos usuários da rede de saúde, bem como o protagonismo das pessoas com deficiência nas tomadas de decisão. O propósito é afirmar a deficiência como luta numa perspectiva interseccional e emancipatória.